Várias pesquisas apontam que os brasileiros estão comprando cada dia mais pela internet do que em lojas físicas. O e-commerce é uma forma de relação entre empresa e consumidor de compra e venda através de meio digital. Como essa mudança de costumes na forma de consumir, o e-commerce é uma excelente opção para quem deseja criar um negócio próprio e, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade que o mercado digital propicia. Mas você sabe o que é um e-commerce? Sabe como criar o seu? Está em busca de maneiras para se diferenciar de outras lojas online? 

Fique de olho neste texto e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto! 

O que é um e-commerce e para que ele serve

Um e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se aos negócios que estruturam seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.

Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela e sua estrutura de funcionamento — altamente relacionada ao digital.

Quando afirmamos isso, vale a pena destacar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, ele também abre as portas para outras automações, como marketing, controle de finanças e estoque.

Dessa maneira, ele facilita e agiliza o trabalho de gestão em muitas frentes. Por outro lado, também tem como efeito o maior peso estratégico da questão da logística.

Principais plataformas de vendas online

OLX

A OLX vem ganhando muito espaço. É conhecido mundialmente e já está consolidada no Brasil.

Mercado Livre

É líder de mercado na América Latina e tem um público fiel.

Bom Negócio

Fundada em 2011, está procurando seu lugar no concorrido mercado brasileiro.

Elo7

Específico para compra e venda de artesanato, que oferece uma solução completa que oferece desde a criação da loja até o processamento do pagamento.

Como criar um e-commerce em 4 passos

Agora que você sabe o que é um e-commerce e entende melhor as proporções desse segmento, pode estar tentado a entrar no mercado de online. Por outro lado, também estará se perguntando como fazer isso, pensando quais são as barreiras de entrada a um empreendedor iniciante. Então, vamos lá.

1. Criando o site

Felizmente, criar um e-commerce já não é mais tão difícil quanto foi um dia. Pelo menos, do ponto de vista técnico. Nós da Code Labore temos nosso próprio modelo de e-commerce e você pode contratar de forma rápida e simples. Com isso você pode ter seu e-commerce e adaptá-lo às suas necessidades. Lembre-se de que um e-commerce precisa ser atraente e funcional.

Um traço indispensável é a boa organização dos produtos, usando categorias e subcategorias fáceis de entender. Você deve garantir que o cliente consiga encontrar o que deseja rapidamente.

2. Escolhendo o servidor

Pensando em escalabilidade, você também deve se precaver contra problemas técnicos, investindo em um bom servidor.

Isso evitará problemas típicos de um e-commerce mal planejado, como lentidão no carregamento de páginas ou o site “caindo” quando muitas pessoas tentam acessar ao mesmo tempo. Com a Code Labore você pode ficar tranquilo, cuidamos de tudo e hospedamos para você com segurança e tranquilidade.

3. Planejando o sistema de cobrança

Agora vamos falar sobre sistema de cobrança. Ele precisa ser extremamente seguro, já que seus clientes colocarão dados pessoais e bancários nesse sistema. Com o modelo Code Labore, você fica tranquilo sobre a segurança digital do seu site. Não há como negar que o uso de um sistema direto aumenta muito a responsabilidade do e-commerce sobre a segurança digital do site.

4. Organizando o atendimento ao cliente

Finalmente, é indispensável ter canais para a comunicação com os clientes, para receber feedback. Um comprador insatisfeito precisa ter uma forma de entrar em contato com o e-commerce e solicitar a troca ou reembolso.

Se estes canais não existirem, ou forem ineficazes, logo surgirão reclamações online em sites como o Reclama Aqui, e a reputação da loja virtual despencará. E, perdida a confiança do usuário, o reflexo negativo certamente virá sobre as vendas e o faturamento.

Fique atendo para as tendências:

Apesar da maioria das pessoas acessar a internet via dispositivos móveis, muitas lojas virtuais ainda não se adaptam bem à telas menores, como a do smartphone. A tendência é que, nos próximos anos, essa realidade mude, já que o design responsivo é um dos itens que mais influência na experiência do usuário.  Nós da Code Labore estamos atentos para essa tendência e todos os nossos sites são responsivos. Se você pretende criar um e-commerce, já viu neste post os primeiros passos para começar. Mas é importante saber que, para se diferenciar do mercado, você precisará ir muito além do “arroz com feijão”, e estudar constantemente para oferecer um serviço de alto valor agregado para seu cliente. Espero que tenha gostado da ideia de criar um e-commerce! Conte com a Code Labore para construir esse sonho com você! Até a próxima!