Human Experience é a criação de experiências centradas nas pessoas. As marcas deixam de tratá-las apenas como usuários ou consumidores, e sim como humanos, com emoções, sentimentos e uma vida inteira além do consumo. Mas o que isso muda nas suas estratégias de marketing? É isso que vamos ver agora.

A tecnologia já é tão onipresente nas nossas vidas que, muitas vezes, nos esquecemos de que são as pessoas que movimentam o mundo. No marketing, são seres humanos que estão por trás das telas, elaborando ou recebendo os anúncios e conteúdos das empresas.

Por isso, o conceito de Human Experience (ou experiência humana) vem ganhando força. A intenção é aproximar marcas e consumidores considerando a essência humana, que muitas vezes se perde nas interfaces digitais e na aceleração do ritmo em que vivemos.

Em tempos de distanciamento físico, provocado pela pandemia do novo coronavírus, esse conceito ganha ainda mais relevância. Pessoas são intrinsecamente sociais, gostam de envolvimento e proximidade. Mas a covid-19 afastou as pessoas, virtualizou as relações, digitalizou as empresas. Por isso, a experiência humana promovida pelas marcas nunca fez tanto sentido.

A seguir, você vai entender melhor o que significa Human Experience, o que esse conceito traz de novo para o marketing e como você pode absorver nas suas estratégias. Siga conosco:

O que é Human Experience?

Human Experience, ou experiência humana, é um conceito que coloca os seres humanos no centro das estratégias de marketing para criar conexões de valor. Não é o consumidor, o cliente, o público-alvo ou o shopper — o foco é a pessoa, com quem a marca se conecta.

Esse conceito surge num contexto de aceleração do mundo. Enquanto a tecnologia nos ajuda a enfrentar esse ritmo frenético com praticidade e agilidade, ela também nos robotiza.

Curtimos posts em vez de dizer que gostamos das pessoas, lemos avaliações online em vez de trocar experiências com outros consumidores, compramos pela internet em vez de conversar com vendedores, e por aí vai.

Nos sentimos cada vez menos humanos, sem tempo para socializar, para trocar olhares e sorrisos, para entender as emoções, para nos conectarmos uns aos outros.

Embora muitas empresas priorizem hoje o Marketing de Relacionamento, as interfaces digitais acabam por artificializar essas relações. Então, o objetivo do Human Experience é reconectar os seres humanos à sua essência.

Essa tendência não é de agora. Décadas atrás, o marketing das empresas sequer olhava para fora — o que importava era a sua produção. Depois, passou a enxergar as pessoas, mas apenas grupos de consumidores como alvos.

Enfim, a virada veio na terceira geração do marketing: consumidores são humanos, únicos e complexos, e devem ser tratados como tal.

Agora, o marketing dá mais um passo para não apenas interagir com pessoas em vez de consumidores, mas também elevar a experiência humana nas relações com as marcas.

A partir do Marketing 3.0, as empresas passam a colocar o cliente da empresa no centro das estratégias, com todas as suas necessidades, percepções, reações, dúvidas e comportamentos. À medida que interagem com as marcas, os clientes orientam as estratégias.

Então, surgiram alguns conceitos para sintetizar essa relação:

User Experience (UX): as interações dos usuários com interfaces e produtos digitais orientam o seu desenvolvimento para entregar valor ao público (mais usado em design e TI). É orientado por uma mentalidade centrada no usuário (User Centric).

Customer Experience (CX): as estratégias de marketing e relacionamento visam criar uma experiência valiosa para os consumidores nos pontos de contato com a marca (mais usado em marketing). É orientado por uma mentalidade centrada no consumidor (Customer Centric).

O que o conceito de Human Experience (HX) propõe agora é que as empresas sejam Human Centric. Isso significa centrar as estratégias nos seres humanos, porque eles não apenas usam ou consomem produtos — eles simplesmente vivem. E as marcas e produtos são apenas um dos elementos da sua vida.

Então, a pergunta é: como o marketing pode ser mais relevante na vida das pessoas? A ideia do Human Experience é criar experiências que se conectem com o propósito das pessoas, não com o consumo ou o uso.

Além disso, o Human Experience engloba não apenas as pessoas que estão do lado de fora, mas também os colaboradores e parceiros que fazem parte da empresa. Afinal, são pessoas que estão de todos os lados.

 Para garantir que você fique atualizado sobre as últimas tendências e inovações, cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos. Se você se interessa sobre serviços que podem transformar sua empresa é só clicar no ícone do WhatsApp verdinho aqui do lado! Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você, até mais ;)