Tirar proveito da internet para se comunicar com seus clientes e para vender seus produtos gera diversos benefícios para a sua empresa. Porém, o processo deve ser conduzido com cuidado, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

É importante você saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel. Se a tarefa já é complicada em condições normais, o desafio é ainda maior durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Lidar com o mercado em tempos de crise exige um olhar estratégico para encontrar alternativas que possibilitem a sobrevivência da empresa. Em outras palavras, é preciso se adequar ao novo cenário. As ações tomadas nesse sentido variam de acordo com o setor em que a empresa está inserida e outra variedade de fatores. Uma coisa, contudo, é certa: é fundamental explorar o ambiente online.

Diante do contexto de crise, o comportamento das pessoas mudam e, assim, o e-commerce apresenta alta nas vendas. De acordo com dados do Compre & Confie, empresa do grupo ClaearSale que trabalha com inteligência de mercado, as vendas totais apresentaram aumento de 40% nos primeiros quinze dias do mês de março. No comparativo com os anos de 2019 e 2018 a alta é de 4%.

Entenda as principais vantagens do mercado online

  • COMPETITIVIDADE

Com uso de técnicas e estratégias específicas, é viável fazer com que sua marca alcance um público volumoso. Práticas de marketing orgânico, que apresentam baixíssimo custo, podem direcionar o consumidor à loja e estimular o fluxo de vendas. Para vender, contudo, é preciso manter um padrão de qualidade de atendimento. Por sorte, esse é outro benefício do mercado online.

  • ATENDIMENTO 24 HORAS

Ao ingressar no mundo online, você tem tudo para melhorar a eficiência do seu atendimento. Isso porque, além dos canais tradicionais, você poderá contar com novos recursos para se comunicar com o consumidor, como chats, emails e até mensagens em redes sociais. Esse cenário também favorece a contratação de profissionais à distância, o que é outra tendência que promete vir com tudo no mundo pós-coronavírus. Você pode, ainda, optar pelos chatbots, que são robôs programados para interagir com a audiência por meio de um chat. Com elementos de inteligência artificial e machine learning, esses mecanismos aprendem com cada interação e geram atendimentos cada vez mais qualificados. Além disso, podem ficar disponíveis 24 horas por dia, garantindo que a sua empresa não perca nenhum negócio por falta de alguém para responder uma dúvida básica do cliente.

  • MONITORAMENTO DE DADOS

Uma plataforma de e-commerce favorece a coleta e análise de dados, o que gera relatórios completos sobre diferentes áreas importantes para a empresa. Para começar, é possível encontrar um detalhamento da parte financeira, contemplando o retorno obtido com vendas e possibilitando o cálculo do ROI.

  • FACILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES PROMOCIONAIS

Com uma boa plataforma de e-commerce, sua marca pode implementar ações promocionais com maior facilidade. É o caso dos cupons e códigos que podem ser gerados para serem oferecidos ao consumidor, seja em um esforço de atração, seja em uma tentativa de fidelização.

Tendências de consumo impulsionadas pela crise.

Dentre as tendências dos últimos anos, apontadas pelo relatório “A POST-CORONA WORLD – 10 emerging consumer trends that have been radically accelerated by the crisis” (em uma tradução livre “O mundo pós-Corona – 10 tendências de consumo que foram radicalmente impulsionadas pela crise”), da Trend-Watching, podemos encontrar:

Digitalização das empresas

Com a crise do coronavírus, abrir ou reforçar a atuação online foi o caminho obrigatório de sobrevivência para muitos negócios. Isso representa a aceleração de um processo que era inevitável.

Apoio a pequenos negócios

A ideia de valorizar os negócios locais, que oferecem serviços e produtos específicos e personalizados, sairá muito fortalecida da crise do coronavírus.

Carreira de portfólio

Em vez de exercer uma única profissão, trabalhar para uma só empresa ou apostar todas as fichas num negócio, as pessoas terão mais de uma atividade simultânea, algo que o mercado conhece como “carreira de portfólio”.

Inteligência Artificial

Várias iniciativas de Inteligência Artificial e uso de assistentes virtuais e chatbots estão sendo desenvolvidas durante a crise, com objetivos que vão desde avaliar a disseminação da covid-19 até oferecer apoio emocional.

Mais relações virtuais

Em que circunstâncias você precisa estar fisicamente em um lugar? Aqueles cafés de networking têm mesmo que ser presenciais? E as viagens a negócio, quando realmente se justificam?

A virtualidade das comunicações durante a epidemia nos faz refletir sobre nossos hábitos anteriores. O olho no olho sempre é bom, mas até que ponto a relação custo-benefício justifica deslocamentos?

Saiba como inovar com a Code Labore!

O mundo está se transformando rapidamente de offline para online. E você já pensou se está acompanhando essa mudança na mesma velocidade? Chegou a hora de inovar! Para garantir que você fique atualizado sobre as últimas tendências e inovações, cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos. Se você se interessa sobre serviços que podem transformar sua empresa do offline para o online é só clicar no ícone do WhatsApp verdinho aqui do lado! Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você, até mais ;)