Enquanto uma empresa apenas tem um site ou um perfil nas redes sociais, é mais fácil controlar a gestão da sua presença online. Bastam alguns profissionais, algumas ferramentas, algumas estratégias e alguns investimentos para fazer tudo funcionar.

Mas os negócios querem crescer. Eles ganham visibilidade na internet, recebem mais e mais visitantes no site, conquistam mais clientes, fazem mais vendas e abrem novos canais digitais para se comunicar com os consumidores. Esse é o cenário que se espera de uma marca em expansão!

O que não se espera — mas que inevitavelmente vem junto — são as demandas e os problemas do crescimento. À medida que uma marca cresce na internet, ela também pode perceber que o site não suporta tantos acessos, que o time de marketing não consegue criar para tantos canais, que o SAC não dá conta de tantas mensagens, e muitas outras questões.

Presença online são as formas como uma marca existe na internet. Isso pode acontecer nos mais diversos canais online, como sites, blogs, redes sociais, emails, buscadores, anúncios pagos, apps mobile, parcerias com influenciadores e muitos outros.

Mesmo que não queiram nem planejem, as marcas têm uma presença online. Se você não tiver um site ou perfil nas redes sociais, ainda assim os consumidores já falaram nas redes sociais sobre experiências com seus produtos, os seus colaboradores já publicaram fotos no escritório e os próprios sites já cadastraram seus dados em diretórios de negócios.

Não adianta fugir: a sua marca já está lá. Mas, dessa forma, a sua presença online não está sob seu controle. Você não está lá para responder, interagir, contar suas histórias, mostrar suas posições.

Por isso, é preciso construir uma presença online planejada. Uma estratégia que mostre a sua identidade de marca, que converse com os seus consumidores, que entregue algum valor para a vida deles e que ajude a realizar os objetivos da sua empresa.

Por isso, a presença online de uma marca está diretamente relacionada ao marketing digital. Como toda estratégia de marketing, exige planejamento, execução e mensuração, com a definição de objetivos, indicadores, público-alvo, persona, canais e cronogramas.

Dessa maneira, você garante que a sua presença online cumpra a sua função no marketing da empresa e gere resultados para o negócio.