Chamados de PWA, o Progressive Web App é um sucesso atualmente, super tendência que promete crescer e ganhar espaço no mercado.
Em 2015 Frances Berriman e Alex Russel, membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do Google Chrome, lançaram a ideia de Progressive Web App, o objetivo era simples, entregar a interface de um aplicativo com a praticidade de um site, ou seja, a principal proposta dessas aplicações é entregar uma experiência quase idêntica à de um app comum.

Conta para nós o que realmente é um PWA?

Sim, vamos contar! Ninguém melhor do que o próprio "mestre sabe tudo" (estou falando do google) para definir os Progressive Web Apps. Para o google o Progressive Web App fornece uma experiência instalável, como um aplicativo, em computadores e dispositivos móveis que são criados e entregues diretamente pela Web. Para o google um verdadeiro PWA, deve ser:

1. Progressivo
2. Responsivo
3. Trabalhar off-line
4. App-like
5. Atualizado
6. Seguro
7. Encontrável
8. Engajável
9. Instalável e
10. Linkável

Quais as vantagens dos PWAs em relação aos apps tradicionais?

Você já deve ter notado várias vantagens na utilização dos web apps progressivos. Os benefícios são muitos, mas há alguns que merecem ser destacados:

Praticidade
Agilidade
Engajamento
Acessibilidade
Responsividade

Os PWAs são soluções desenhadas para favorecer a experiência do usuário. Eles não apenas se ajustam facilmente a qualquer formato de tela, como também podem ser executados em navegadores e sistemas variados a partir da mesma URL.
Para terminar nossa conversa, veja os principais exemplos de PWAs que você deve ter utilizado sem saber: Twitter, Pinterest e Uber. Gostou deste conteúdo? Nós da CodeLabore desenvolvemos aplicativos baseados em tecnologia web (PWAs) que podem ser instalados diretamente do seu site (sem a necessidade de estar em uma loja) e promover uma experiência de uso mais leve e rápida economizando recursos do celular. Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email!