Apesar do estrangeirismo que deu origem à sigla UX (User eXperience), o significado é bastante simples, vem de User Experience, ou Experiência do Usuário.

Quando você usa o alarme do celular, o facebook e até um caixa eletrônico, você tem uma experiência.

Agora ficou bem claro que o termo UX se trata, basicamente, sobre como o seu usuário se sente quando usa qualquer produto ou serviço digital. É importante lembrar que o UX é a sensação do usuário depois de usar o seu produto, que pode ser um site, blog, aplicativo, entre outros.

O que é UI design?

A expressão UI vem de User Interface, que significa Interface do Usuário.

A ideia do UI é guiar o usuário pela sua aplicação durante o tempo em que ele a usa. Vamos usar o mesmo exemplo que acabamos de ver para facilitar a explicação. Assim que uma pessoa entra no seu site, existem algumas ações específicas que você deseja que elas tomem. Um bom trabalho de UI design guia os usuários pela navegação, e os leva a tomar tais ações de forma natural. Se o objetivo é que a pessoa peça o contato de um vendedor, tudo na página (conteúdos, menus de navegação, imagens, etc.) deve colaborar para que ela sinta essa necessidade.

Fique atento!

O alerta é claro, UI mal feito custa muito caro, porque a reação quase que imediata dos visitantes é voltar para o Google e procurar um concorrente que ofereça uma experiência melhor. Mas espera… experiência melhor? Isso não é papel do UX? Guarde o seguinte na sua mente: UI afeta diretamente UX. Se a navegação do seu site for ruim, é bem mais difícil tornar a experiência boa.  Para deixar isso claro, vamos ver 2 diferenças claras entre eles. 

 Diferenças fundamentais entre UX e UI design

  1. UI só existe com uma interface visual, UX não: Como o próprio nome diz, UI tem tudo a ver com as interfaces visuais do seu site ou aplicativo. Sem uma tela, não existe UI. Mas não podemos dizer o mesmo de UX. Por quê? Porque, em muitos casos, a sensação do usuário com relação à experiência de navegação não tem a ver com uma tela, em si.
  2. UI guia o usuário, já UX faz a navegação valer a pena: O papel de UI e UX  são essencialmente diferentes, apesar de se completarem. Enquanto o UI guia o que o usuário deve fazer enquanto usa o site/app, o papel do UX é fazer com que a navegação seja agradável.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo de UX e UI? Quer saber mais sobre? Entre em contato com nós, estamos prontos para um super bate papo com você! :)